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Código de Ética e de Conduta

1. SOBRE ESTE CÓDIGO

Caro Leitor, O Código de Ética e de Conduta da MAGIA DE LER é um guia para o relacionamento dos nossos colaboradores com os diversos públicos – por exemplo, clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas, imprensa e até a nossa equipe. Este conjunto de regras, ao lado dos nossos valores, ressalta os comportamentos esperados nas situações do cotidiano.

Praticar o Código de Ética e de Conduta é importante para o nosso negocio e para o nosso futuro. Manter uma conduta honesta e o comportamento integro nos ajuda a ir além da comercialização de assinaturas ou outros produtos e serviços oferecidos pela empresa. Essa atitude nos diferencia, colaborando para que sejamos cidadãos responsáveis.

Nós valorizamos a ética e é por isso que sua prática faz parte do nosso Compromisso. Queremos que ela esteja presente em todas as atitudes de todas as pessoas que compõem nossa empresa. Distribuir um exemplar deste Código para cada um é parte do esforço para que as regras estejam claras para todos os colaboradores e que sejam aplicadas sem exceções.

Conto com vocês para ler este material com toda a atenção e efetivamente colocar em prática suas regras. Em caso de duvida, consulte o Código e peça orientações para seu líder.

Stéphanie Habrich

2. INTRODUÇÃO

A MAGIA DE LER adota em seus relacionamentos os mais estritos padrões de conduta e princípios éticos, que devem ser seguidos por todos os colaboradores da MAGIA DE LER, independentemente de sua posição hierárquica. Colaboradores são todos os administradores, empregados e prestadores de serviços da MAGIA DE LER.

Os colaboradores da MAGIA DE LER, durante o exercício de suas atividades profissionais, se comprometem a dar ciência da existência deste Código às pessoas naturais e/ou jurídicas com quem a MAGIA DE LER mantenha relação comercial.

3. O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

O Código de Ética e de Conduta é o conjunto de princípios éticos fundamentais e regras de conduta que orientam o comportamento e possibilitam alcançar uma convivência justa e harmoniosa entre a nossa empresa e os públicos com quem mantém contato.

Seu conteúdo informa as práticas e os padrões de comportamento que devem ser aplicados no dia a dia, sempre com o intuito de dar suporte à missão empresarial da MAGIA DE LER.

Seus principais objetivos são:

  • Ajudar na solução de dilemas éticos que possam surgir, relacionados à maneira como as políticas empresariais são interpretadas no dia a dia.
  • Estabelecer limites da atuação da MAGIA DE LER e de seus colaboradores.
  • Guiar e orientar o pensamento da MAGIA DE LER e de seus colaboradores na direção de uma conduta ética.
  • Estabelecer condutas/comportamentos inaceitáveis pela MAGIA DE LER.

3.1. Princípios éticos fundamentais

Os princípios éticos fundamentais são a base do nosso Código e devem nortear as atitudes de todos os colaboradores da MAGIA DE LER. São eles:

  • A dignidade inalienável da pessoa humana sem discriminações.
  • O bem comum prevalecendo sobre os interesses individuais.
  • A valorização do trabalho como realização do ser humano.
  • O estimulo à criatividade e o respeito às iniciativas.
  • A solidariedade e o incentivo ao desenvolvimento do ser humano.

3.2. Princípios éticos da MAGIA DE LER com terceiros

3.2.1. A MAGIA DE LER e seus clientes e a sociedade

  • Busca permanente da excelência do serviço, fruto de uma gestão empresarial eficaz.
  • Atendimento cordial e igualitário, sempre oferecendo informações claras e precisas, respeitando os padrões de qualidade e segurança legalmente definidos.
  • Respeito aos contratos e compromissos de qualquer natureza.
  • Confidencialidade acerca dos dados e informações dos clientes.
  • Manutenção de canais de comunicação e negociação permanente com as comunidades em que a MAGIA DE LER tem atuação, com o objetivo de avaliar, controlar e monitorar os impactos das nossas atividades.
  • Transparência, honestidade e integridade com todos os clientes e com os agentes da sociedade.
  • Defesa do regime democrático e do livre direito de organização e associação, abstendo-se de qualquer posição político-partidária.

3.2.2. A MAGIA DE LER e seus sócios

  • Informações precisas, adequadas e em tempo hábil.
  • Permanente busca da eficiência e da rentabilidade.
  • Execução dos serviços com foco no alcance dos objetivos estratégicos.
  • Relações baseadas no diálogo, na lealdade e no respeito mútuo.

3.2.3. A MAGIA DE LER e seus colaboradores

  • Atenção devida aos colaboradores, com incentivo permanente ao desenvolvimento profissional.
  • Confidencialidade das informações pessoais e funcionais.
  • Transparência, integridade, honestidade, bem-estar, diálogo, lealdade, cooperação e respeito mútuo.
  • Incentivo à liberdade de opinião e expressão de ideias.
  • Tratamento sem preconceitos e discriminações de qualquer natureza, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, origem regional, deficiência, classe social, idade ou aparência, com respeito à pluralidade e à diversidade.
  • Incentivo à segurança no ambiente de trabalho, reconhecendo o direito do colaborador em renunciar à execução de qualquer atividade cujos riscos excedam aqueles inerentes à sua atividade e para os quais o colaborador esteja devidamente treinado e equipado.

3.2.4. A MAGIA DE LER e seus fornecedores

  • Tratamento imparcial, sempre buscando qualidade e partilhando as inovações.
  • Incentivo ao aprimoramento das condições de segurança e da qualificação profissional.
  • Confidencialidade dos preços e demais informações relacionadas aos serviços contratados.
  • Adoção das mais exigentes normas de qualidade, segurança e proteção ao meio ambiente como critério para a escolha de fornecedores.
  • Estrito cumprimento dos compromissos firmados.
  • São condições fundamentais que os fornecedores devem atender para serem contratados pela MAGIA DE LER: (i) obediência integral a toda legislação aplicável aos serviços contratados; (ii) conservação do meio ambiente; (iii) não exploração de mão de obra infantil ou escrava e respeito aos direitos humanos.

3.2.5. A MAGIA DE LER e seus concorrentes

  • Atitude cooperativa e alinhamento em torno dos pontos consensuais para o alcance de objetivos comuns.
  • Repúdio a utilização de meios antiéticos para obtenção de informações sobre concorrentes.
  • Concorrência leal como elemento básico em todas as operações.

3.2.6. A MAGIA DE LER e a Sociedade

  • Responsabilidade social no processo de gestão dos negócios, com a administração dos impactos das ações em sintonia com os legítimos interesses das comunidades e de acordo com a legislação aplicável.

3.2.7. A MAGIA DE LER e o meio ambiente

  • Preservação do meio ambiente, de forma a prevenir a poluição e promover a melhoria continua do desempenho ambiental em todas as atividades.
  • Compromissos com o desenvolvimento sustentável, atuando como empresa responsável, otimizando o uso dos recursos naturais e limitando os impactos no meio ambiente.

4. REGRAS DE CONDUTA

4.1. Diretrizes gerais

  • A MAGIA DE LER considera como regras de conduta os padrões de comportamento que podem ser usados para julgar o que é certo ou errado.
  • É esperado dos colaboradores:
  • Exercer suas responsabilidades de modo legal e ético.
  • Ficar alerta sobre as implicações das suas ações em relação ao ambiente global.
  • Aderir aos valores e princípios éticos fundamentais.
  • Agir sempre com competência e honestidade.
  • Relacionar-se com os diversos públicos pautados no respeito, na civilidade, na solidariedade, na responsabilidade, na transparência, na honestidade e na tolerância.
  • Respeitar o sigilo profissional, as leis, normas e regulamentos, e a segurança de todos.
  • Zelar pela imagem da MAGIA DE LER, cumprindo adequadamente seu papel conforme normas, procedimentos e orientações vigentes.

4.2. Condutas inaceitáveis pela MAGIA DE LER

No ambiente de trabalho:

  • Discriminar qualquer pessoa com relação a raça, credo, gênero, idade, orientação sexual, origem regional, aparência, nacionalidade, estado civil ou deficiência física.
  • Assediar sexualmente e moralmente qualquer pessoa.
  • Utilizar os ativos da MAGIA DE LER para fins pessoais, não observar a sua perfeita utilização e conservação e não zelar por todos os bens materiais (instalações, utensílios, veículos etc.) e intangíveis (imagem, informações, sistemas etc.).
  • Utilizar documentos oficiais, tempo de trabalho, imagem da MAGIA DE LER, bem como veículos, equipamentos e uniformes para negócios particulares.
  • Repassar para terceiros os recursos materiais oferecidos exclusivamente a colaboradores da MAGIA DE LER para o exercício de suas atividades profissionais.
  • Dar tratamento preferencial a quem quer que seja, por interesse ou sentimento pessoal.
  • Deixar de zelar pela segurança no trabalho, não observando as normas legais, as regras internas aplicáveis e as melhores práticas de prevenção de acidentes.
  • Divulgar a terceiros informações de propriedade da MAGIA DE LER sem a devida autorização hierárquica.
  • Usar bebidas alcoólicas e drogas ilícitas nas dependências da MAGIA DE LER, bem como portar armas de qualquer espécie, exceto em brindes comemorativos promovidos pela empresa.
  • Ser conivente, por ação ou omissão, com atitudes de colaboradores ou terceiros que prejudiquem a segurança e a lisura das atividades empresariais da MAGIA DE LER.
  • Utilizar de forma equivocada os recursos de tecnologia e informação disponibilizados, infringindo as normas de segurança da informação e ocasionando danos à MAGIA DE LER.

Conflito de Interesses:

  • Usar a MAGIA DE LER para auferir, indevidamente, benefícios pessoais ou para terceiros (parentes, fornecedores, clientes etc.).
  • Usar do cargo ou de informações privilegiadas de qualquer natureza em benefício próprio ou de terceiros.
  • Manter com fornecedor, prestador de serviços, empresa concorrente ou cliente, qualquer outro relacionamento profissional ou comercial além daquele resultante da execução das suas atividades pela MAGIA DE LER.
  • Exercer no ambiente interno da MAGIA DE LER qualquer outra atividade ou negócio.
  • Envolver-se em qualquer transação ou negócio em que a MAGIA DE LER faça parte visando benefício próprio.
  • Obter vantagens, privilégios e favores particulares, interna ou externamente, decorrentes de sua função ou posição na MAGIA DE LER.

Benefícios:

  • Oferecer, direta ou indiretamente, vantagens, privilégios, presentes e/ou favores, que possam influenciar qualquer tipo de decisão.
  • Aceitar brindes de valor relevante, diferentes dos costumeiramente oferecidos, como: canetas, chaveiros, calendários etc.
  • Aceitar qualquer gratificação em dinheiro ou equivalente.
  • Receber de clientes ou fornecedores presentes, dinheiro ou quaisquer recompensas, que possam ser interpretadas como suborno.
  • Solicitar ou receber qualquer presente, favor, convite ou vantagem, para si próprio ou outra pessoa, provenientes de pessoas físicas ou jurídicas com as quais a MAGIA DE LER mantenha relações comerciais ou possa vir a manter, salvo convites para eventos institucionais de conteúdo técnico ou institucional relacionados a negócios de interesse da MAGIA DE LER.
  • Na hipótese de qualquer duvida quanto à possibilidade de aceitação ou não do convite, o colaborador deverá consultar o Comitê de Ética.
  • Deixar de comunicar ao superior imediato o recebimento de qualquer benefício ou presente, bem como devolvê-lo ao emitente, quando for o caso.

Atividades externas:

  • Participar de atividades externas não relacionadas às atividades profissionais do colaborador durante o horário de trabalho, salvo quando autorizado pela MAGIA DE LER.
  • Prestar serviços de qualquer natureza para outras organizações que possam beneficiar um concorrente, durante o horário de trabalho ou fora dele.
  • Exercer atividades fora do ambiente de trabalho e/ou do horário de trabalho que coloquem em risco a sua segurança pessoal e/ou de outros colaboradores.

Prejuízos financeiros:

  • Participar, direta ou indiretamente, utilizando-se de informação confidencial, de qualquer investimento que possa ser prejudicial à MAGIA DE LER, independentemente de serem tais investimentos feitos pelo colaborador no exercício de suas funções ou no âmbito pessoal.

Processos de admissão, promoção e desligamento:

  • Interferir nos processos de admissão, promoção e desligamento de colaboradores, exceto quando fizer parte de suas atribuições profissionais.
  • Demitir colaborador sem respeitar as políticas e os normativos de recursos humanos da MAGIA DE LER.
  • Contratar ou promover colaboradores sem atenção aos requisitos do cargo.
  • Privilegiar parentes e afins, em detrimento dos critérios de mérito, em contratações ou promoções.
  • Não retornar documentos e informações de propriedade da MAGIA DE LER, ou utilizar-se de tais informações seja para benefício próprio ou de terceiros, quando do desligamento do quadro funcional da MAGIA DE LER.

Informações privilegiadas:

  • Divulgar as invenções, inovações, segredos de negócio e bens que constituem patrimônio da MAGIA DE LER e/ou que estejam protegidos por cláusula de sigilo e confidencialidade.
  • Omitir fatos ou informações que tenha obrigação de divulgar, ou distorcê-los.
  • Omitir informação acerca de ato ilícito de qualquer cliente, fornecedor ou colaborador.
  • Divulgar qualquer informação relativa a fornecedores, funcionários ou clientes, bem como outras informações estratégicas ou confidenciais da MAGIA DE LER.
  • Violar e-mails e conversas telefônicas.

Imagem da MAGIA DE LER:

  • Usar a marca da MAGIA DE LER sem autorização ou fora dos padrões estabelecidos.
  • Utilizar qualquer meio de apresentação audiovisual fora dos padrões técnicos e visuais definidos pela MAGIA DE LER.
  • Apresentar-se de forma inadequada no exercício das atividades profissionais internas e externas.
  • Expressar opinião em nome da MAGIA DE LER sem poderes de representação em qualquer circunstância.

Atividades políticas:

Exercer atividades político-partidárias em locais e horários de trabalho.

Manter postura de favorecimento a uma corrente política durante o horário de trabalho.

Portar, distribuir ou divulgar, durante o horário de trabalho, qualquer material de conotação político-partidária, incluindo, entre outros, brindes, cédulas e folhetos.

Tomar ou apresentar posição politica em nome da MAGIA DE LER.

5. COMITÊ DE ÉTICA

5.1. Objetivos do Comitê de Ética

A gestão do Código de Ética e de Conduta da MAGIA DE LER caberá ao Comitê de Ética, que objetiva:

  • Promover a legitimação, o respeito e o aperfeiçoamento permanente do Código de Ética e de Conduta.
  • Zelar pelo cumprimento do Código de Ética e de Conduta e a sua adequação à realidade do ambiente de negócios da MAGIA DE LER.
  • Manter a cultura ética da MAGIA DE LER e analisar as sugestões, reclamações e denuncias sobre transgressões ao Código de Ética e de Conduta.
  • Analisar as violações ao Código de Ética e de Conduta e determinar a adoção de medidas disciplinares de acordo com sua gravidade, utilizando como referência as normas internas da MAGIA DE LER.
  • Assegurar que o tratamento das consultas e das denúncias ocorra sempre de forma sigilosa e somente em fórum adequado.

5.2. Canais de acesso para críticas, sugestões, denúncias e reclamações

A MAGIA DE LER possui um canal especifico para receber demandas internas e externas referentes a temas tratados no Código de Ética e de Conduta. As demandas são analisadas pelo Comitê de Ética da MAGIA DE LER.  

Canais de acesso

Carta e visita pessoal: Rua Doutor Antônio Bento, nº 560, conjunto 1007, Santo Amaro – São Paulo/SP – A/C: Stéphanie Habrich

Telefone: (11) 2391-1178

E-mail: denuncia@magiadeler.com.br

Site: https://tinoeconomico.com.br/codigo-de-etica-e-de-conduta

A MAGIA DE LER repudia a prática da denúncia vazia, irresponsável, conspiratória ou vingativa, mas valoriza a denúncia quando a pessoa denunciante tiver conhecimento de fatos, dados ou situações irregulares envolvendo os negócios da empresa.

A MAGIA DE LER valoriza a denúncia feita por pessoa devidamente identificada a quem, se possível, dará um retorno quanto à apuração do fato. Por sua vez, a denúncia anônima, embora indesejável, poderá́ vir a ser objeto de averiguação, a critério da empresa, mas sem nenhum tipo de compromisso.

A MAGIA DE LER envidará esforços no sentido de apurar a denúncia apresentada da melhor forma possível, no limite de sua competência e responsabilidade.