O TINO Econômico, publicado pela Editora Magia de Ler, produz conteúdo jornalístico para jovens, com o objetivo de estimular o interesse pela economia e promover a educação financeira.
Cobre tanto temas macroeconômicos, como PIB, contas públicas e taxas de juros, quanto finanças pessoais, abordando orçamento familiar, consumo consciente e a importância de poupar.
Atua também em apoio ao trabalho de professores para formar leitores críticos, capazes de entender as notícias e fazer uma análise além dos números.
Inspirado em publicações do gênero para adultos, o TINO Econômico usa linguagem contextualizada e adequada para o público jovem.
Leva notícia e informação sem viés opinativo. Nosso foco é apresentar os fatos buscando os diversos lados envolvidos.
É uma publicação apartidária. Seu foco maior é economia e finanças, mas também traz notícias políticas quando o fato se torna maior e mais relevante para a sociedade do que as ideologias políticas em si, considerando ainda que – necessariamente – tenha impacto em questões econômicas e/ou financeiras.
Respeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Convenção Sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 20 de novembro de 1989. E o direito, previsto na convenção, de que crianças tenham acesso à informação.
Respeita os Direitos Humanos.
Respeita o estado laico. Temas que envolvam religiões são noticiados quando o fato possui relevância para toda a sociedade, considerando que – necessariamente – tenha impacto em questões econômicas e/ou financeiras.
Nas reportagens, a identidade de entrevistados menores de 18 anos é protegida. As entrevistas feitas com menores de 18 anos são realizadas somente após autorização dos pais e/ou responsáveis.
A intenção maior é dar aos jovens repertório de informação sobre economia e educação financeira, ao ponto de torná-los cidadãos participativos, capazes de produzir e consumir de forma consciente.
Sobre a pauta do TINO Econômico
A equipe de jornalismo do TINO Econômico acompanha veículos de comunicação de diversas partes do mundo,consulta várias fontes brasileiras, apura e checa informações de forma cuidadosa antes de transmiti-la ao leitor.
Na definição das pautas, é levado em consideração:
- A faixa etária do nosso leitor;
- A relevância do tema para a formação do leitor como cidadão e consumidor;
- Temas econômicos e financeiros como educação, saúde e serviços públicos;
- O equilíbrio entre notícias mais densas (que tenham relevância para a formação do cidadão do século 21) e notícias mais leves (que tornam o hábito da leitura um prazer por meio do jornalismo);
- A busca por histórias e fatos que sejam inspiração para nosso leitor e ajudem na sua formação como cidadão.
O que é noticiado no TINO Econômico está baseado em fatos e naquilo que possui embasamento cientificamente reconhecido.
As notícias publicadas são discutidas pela equipe de jornalismo, conforme a relevância do fato para os leitores.
Uma vez que um fato é noticiado, há um compromisso do TINO Econômico em atualizá-lo caso haja alguma novidade envolvendo o mesmo tema.
Além do caráter noticioso, o TINO Econômico tem uma missão educadora, de mostrar aos leitores a importância de entender a economia e controlar as finanças.
Sempre que um erro for detectado em uma edição do TINO Econômico, a edição seguinte trará uma errata informando sobre o nosso engano e trazendo as correções necessárias. Erros detectados em reportagens no site são corrigidos na própria página, com informação sobre o equívoco e sua correção.